Portal do Governo do Estado de São Paulo

10. O ECF E SISTEMA AUTENTICADOR E TRANSMISSOR (SAT-CF-e)


10.1. Qual a diferença entre o ECF e o SAT-CF-e?

O ECF é o Emissor de Cupom Fiscal, equipamento instituído pelo fisco para impressão do Cupom Fiscal, que está sendo substituído pelo SAT.

Já o SAT refere-se ao Sistema de Autenticação e Transmissão de Cupom Fiscal Eletrônico (SAT-CF-e), que emite o CF-e (Cupom Fiscal Eletrônico), um documento eletrônico que substitui o cupom fiscal. Trata-se de um equipamento de baixo custo, com certificado digital, que gera, autentica e transmite para o fisco os Cupons Fiscais Eletrônicos gerados.

Para maiores informações sobre o SAT-CF-e, consulte www.fazenda.sp.gov.br/sat.


10.2. Qual o cronograma de obrigatoriedade do SAT-CF-e?

Consulte as informações sobre obrigatoriedade e cronograma de implantação em www.fazenda.sp.gov.br/sat.


10.3. Estou abrindo ou ampliando meu negócio. Preciso comprar um ECF ou um SAT?

Desde 01/07/2015 não são mais autorizados novos ECF, na SEFAZ/SP, para os estabelecimentos comerciais que realizam venda de mercadorias.

Para informações sobre obrigatoriedade e cronograma de implantação do SAT, consulte a página do SAT:

https://portal.fazenda.sp.gov.br/servicos/sat/Paginas/Sobre.aspx

Para saber as hipóteses em que a autorização e o uso do ECF ainda são permitidos, consulte a pergunta "Quais são as hipóteses em que ainda se admite o uso de ECF?" no tópico "02. OBRIGATORIEDADE DE USO DO ECF".


10.4. Como consigo mais informações sobre o SAT-CF-e?

As informações mais recentes relativas ao projeto do Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos (SAT-CF-e) podem ser encontradas em www.fazenda.sp.gov.br/sat.

Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo - Av. Rangel Pestana, 300 - São Paulo - SP  |  01.017-911  |  PABX (11) 3243-3400
Política de Privacidade   |   Termo de Uso